Junho vermelho
- Paulo Henrique
- 6 de jun.
- 2 min de leitura

Junho Vermelho é uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a doação voluntária que enfatiza a necessidade da doação de sangue e reforça a conscientização das pessoas a respeito dessa prática para que se torne um ato permanente .
É uma campanha nacional brasileira e foi criada em 2015 para incentivar a doação de sangue, especialmente durante o inverno, quando os estoques dos hemocentros tendem a diminuir devido a fatores como o aumento de doenças respiratórias e o menor comparecimento de doadores.
No mês de junho temos o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho), um dia que busca mobilizar a população por meio de ações educativas, eventos públicos e campanhas de mídia .
Apesar de ser uma atitude importante e de amor ao próximo, apenas 1,65 da população brasileira doa sangue regularmente, abaixo dos 2% recomendados pela Organização Pan-Americana da Saúde .
O nutricionista tem grande importância no acompanhamento dos doadores, pois a intervenção nutricional desempenha um papel fundamental na saúde dos doadores de sangue.
Manter uma alimentação equilibrada, rica em ferro, vitamina B12 e ácido fólico, é de suma importância para prevenir a anemia e garantir níveis adequados de hemoglobina, o que na verdade é um dos requisitos na doação de sangue.
Além disso, uma dieta balanceada contribui para a rápida recuperação do organismo após a doação.
Portanto, essa campanha “Junho Vermelho” não apenas promove a doação de sangue, mas também destaca a importância de hábitos alimentares saudáveis para manter a saúde dos doadores e a eficácia das transfusões.
Fonte: Portal da Saúde- Ministério Público da União
Texto escrito pela nutricionista e diretora da Apan Isabel Kawakami.







Comentários