Dia mundial da conscientização dos transtornos alimentares
- Paulo Henrique
- 5 de jun.
- 1 min de leitura

–Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares
Você sabia que transtornos alimentares não são uma “fase” nem uma “escolha”? São doenças sérias, com causas complexas, podem ser emocionais, genéticas, sociais e culturais e que afetam milhares de brasileiros todos os anos.
Entre os mais comuns estão a anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP). Eles não têm "cara" nem "corpo típico" e podem atingir qualquer pessoa, independente de idade, gênero ou peso.
A nutrição tem um papel fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento desses transtornos. Nutricionistas atuam não apenas no cuidado alimentar, mas também na reconstrução de uma relação saudável com a comida e com o corpo, em conjunto com psicólogos e outros profissionais de saúde.
No Brasil, ainda enfrentamos o desafio do estigma e da desinformação e falar sobre isso é urgente, quebrar o silêncio pode salvar vidas.
Neste 2 de junho, vamos espalhar informação, empatia e acolhimento. Se você ou alguém que você conhece está passando por isso, procure ajuda profissional. Cuidar da saúde mental e nutricional é um ato de amor próprio.
Texto escrito pela colaboradora Elaine Moura (estudante do 7º semestre de nutrição).
Fonte: SciELO Brasil.







Comentários